carteira-digital-white-label

Carteira digital white label: o que são, principais benefícios e soluções.

O que são carteiras digitais e carteira digital white label?

Uma carteira digital white label é um serviço eletrônico que permite realizar pagamentos através de dispositivos móveis, tais como aparelhos celulares e vestíveis (wearables). Os detalhes da transação são armazenados na carteira na forma de um token para pagamentos mais rápidos e fáceis. Além de realizar pagamentos sem contato de modo mais seguro, as carteiras digitais permitem o armazenamento de outros cartões e cartões-presente.

 

Diferenças entre carteiras OEM e carteiras white label

Carteiras OEM – “original equipment manufacturer” ou em português “fabricante do equipamento original”.

Essas carteiras são os aplicativos de pagamento desenvolvidos e oferecidos pelo próprio fabricante, tais como Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay. Normalmente são carteiras denominadas multi-emissores, pois permitem que os usuários adicionem cartões de diferentes emissores em uma mesma carteira digital. Esse tipo de carteira não é customizável. 

Carteiras White Label – Esse tipo de solução permite que instituições financeiras e emissores personalizem a própria carteira, criando uma identidade de marca próxima ao que o cliente está habituado. Eles possuem as mesmas funcionalidades das carteiras OEM, como o pagamento e armazenamento de dados. As carteiras white label tendem a ser compatíveis tanto para Android quanto para iOS. Um outro benefício para o emissor ou instituição financeira da carteira digital white label é que ela fortalece a relação com o cliente e oferece soluções de pagamento para os problemas do dia-a-dia.

Outras funcionalidades que as carteiras digitais oferecem são:

  • Pagamentos online;
  • Armazenamento de fundos;
  • Armazenamento de cartões de identidade.

As carteiras digitais possuem dispositivos de segurança que protegem as informações sensíveis da transação.

 

 Como utilizar as carteiras digitais

As carteiras digitais podem ser baixadas no celular via aplicativo fornecido pelo banco. Uma vez que o aplicativo é baixado, você cadastra o cartão na carteira digital. A carteira irá automaticamente contatar o emissor do cartão para solicitar um token. O token substituirá o número do cartão, protegendo futuras transações, e será salvo no seu dispositivo.

Quando pagar em uma loja com o seu dispositivo, a carteira digital utilizará a tecnologia NFC armazenada nele. Aproximando o dispositivo da maquininha, o pagamento é feito de modo rápido, fácil e sem contato. Outros métodos de pagamento podem incluir QR Codes.

 

Benefícios da carteira digital 

O uso de carteiras digitais estava aumentando ainda antes da pandemia, mas agora o seu uso cresceu demasiadamente em todo o mundo devido à conveniência no pagamento. Se você precisa pagar algo em uma loja, não é mais necessário carregar o cartão físico consigo. Confira os principais benefícios:

 

Segurança de pagamento:

Fraude de cartões e a segurança de dados são preocupações constantes. As carteiras digitais possuem diversas tecnologias para garantir que as transações sejam seguras:

  • Senha para acessar a carteira digital
  • Transmissão criptografada para transmitir informações do celular ao servidor;
  • A tokenização substitui o número do cartão em seu celular por um token, evitando roubo de dados.

Conveniência: pagamentos sem contato e checkouts em poucos passos são possíveis com as carteiras digitais. Não é mais necessário carregar grandes carteiras e armazenar recibos de pagamento.

 

 HST Pay – Plataforma de pagamento completa

A HST Pay é uma plataforma de pagamento completa que oferece uma carteira digital para cartões de bandeiras convencionais e/ou Private Label, além de incluir todos os módulos relacionados à tokenização.  A solução permite uma fácil gestão de usuários, cartões, tokens e relatórios para carteiras e cartões.

Tokenização de cartões – conheça os principais benefícios

Veja os principais benefícios do HST Pay:

  • Oferece opções de pagamentos regulares e rápidos;
  • Personalizável às suas especificações/marca;
  • Histórico do controle de gastos;
  • Fornece infraestrutura para digitalizar cartões de múltiplas bandeiras ou private label;
  • Acesso seguro com biometria;
  • Opção white label econômica disponível
  • Suporta diferentes métodos de ID&V. 

* ID&V é um processo de verificação de identidade. Antes que os tokens sejam atribuídos a um dispositivo, os consumidores passam por um processo de verificação e identificação (ID&V).

 

Carteira digital white label – O futuro do pagamento de sua instituição financeira

Durante a pandemia, consumidores experimentaram novas formas de pagamento pela primeira vez, com muitos deles aderindo às carteiras digitais. Para muitos consumidores, a carteira digital tornou- se o principal método de pagamento, e eles não pretendem abandonar o seu uso quando a pandemia acabar. De acordo com a Global Digital Payment Insights da Blackhawk Network, 59% dos mexicanos e 62% dos brasileiros pesquisados, utilizaram carteiras digitais em 2020.

O estudo Global Payments Report 2021 da Worldpay, realizado em 41 países, mostrou que o lockdown acelerou a aceitação por pagamentos digitais. No mundo, o uso de carteiras digitais já ultrapassou o uso de dinheiro em pagamentos presenciais. Na América Latina, as carteiras digitais já representam 6% dos pagamentos. A previsão, tanto para pagamentos presenciais quanto para e-commerce, é que as carteiras digitais sejam o método de pagamento mais utilizado pelos consumidores.

Ambos estudos indicam que a pandemia acelerou em anos o avanço por uma sociedade sem dinheiro físico. O momento é propício para comerciantes oferecerem novas formas de pagamentos digitais.

O futuro do pagamento passa pelas carteiras digitais.

Tags: No tags

Leave a Comment