pagamentos por aproximação

Soluções de pagamentos por aproximação: Reinventando a forma como as pessoas pagam.

Os novos comportamentos digitais que surgiram nos últimos 2 anos vieram para ficar. As compras e-commerce, m-commerce e os pagamentos por aproximação (contactless) aumentaram significativamente nesse período. E para os próximos anos a tendência é que esse novo comportamento de consumo continue.

Consumidores e comerciantes de todo o mundo já estão conscientes sobre as vantagens dos pagamentos digitais. Ter a própria “carteira” disponível no celular ou wearable torna os pagamentos mais rápidos, seguros e convenientes.

 

O que é pagamento por aproximação (contactless) e como ele funciona?

O pagamento por aproximação (contactless) é uma tecnologia baseada no protocolo global de segurança EMV (Europay, Mastercard e Visa). A tecnologia NFC (Near Field Communication) permite que os pagamentos sejam realizados sem a necessidade de tocar em nada.

A tecnologia pode ser implementada em cartões de pagamento, telefones celulares e dispositivos wearables. Existe uma pequena antena de curto alcance instalada no dispositivo que realiza o pagamento ao se aproximar do terminal. 

 

Por que os pagamentos por aproximação são importantes para a indústria de pagamento?

Confira abaixo algumas razões que tornam o pagamento por aproximação (contactless) importante para a estratégia da indústria de pagamento e para os órgãos reguladores.

 

Concorrência com o dinheiro

Em muitos países o dinheiro em espécie ainda é o método de pagamento mais utilizado. Mas, por ser um método ineficiente para o novo comportamento de consumo, seu uso é caro e alimenta mercados ilegais.

O contactless representa uma ferramenta de fluxo financeiro viável, conveniente, rápida e mais segura do que as notas em espécie. Por isso, a tecnologia é estratégica para governos, bancos, provedores de pagamentos e comerciantes.

 

Alternativa para comércios com alto volume de pagamento

No transporte público, lotéricas, lojas de conveniência, estacionamento, cafés e demais comércios com altos volumes de pagamento e baixos valores, o uso de dinheiro em espécie está profundamente enraizado. Nesses negócios, o pagamento contactless permite que os comerciantes atendam seus clientes de maneira mais rápida, reduzindo filas e eliminando riscos e custos com o controle de dinheiro. 

 

Melhora a experiência de consumo

Para os consumidores, o pagamento por aproximação significa uma transação mais rápida, conveniente e segura. Já não existe a necessidade de abrir a carteira e contar moedas. Especialmente em locais com alto fluxo de pessoas (shows, fast-food, venda automática) a tecnologia contactless proporciona uma melhor experiência de compra ao consumidor.

 

Fideliza clientes com maior facilidade

O uso do cartão para pagamentos é um dos indicativos de desempenho mais importantes de uma conta. Um cliente mais engajado e satisfeito com a sua instituição financeira tende a ser mais lucrativo. A tecnologia contactless oferece aos clientes mais oportunidades de usar o cartão como forma de pagamento, tornando-os clientes fidelizados.

 

Abre caminho para outras inovações

A aceitação de cartões com pagamento por aproximação permitiu o desenvolvimento de outras formas de transação, como smartphones e dispositivos wearables, que aos integrados ao cartão, fornecem mais conveniência e segurança de compra.

 

Plataforma interoperável para participação aberta e supervisão regulatória

Um dos grandes benefícios dos pagamentos por aproximação é que qualquer banco licenciado ou provedor de pagamento pode participar como emissor, adquirente, ou ambos. O que possibilita um maior número de participantes, pois é projetado para permitir a competição e a supervisão regulatória pelos governos.

 

Fornece mais segurança para os pagamentos

Todas as transações contactless são protegidas por uma tecnologia de criptografia altamente segura. Além disso, a tecnologia de tokenização garante uma camada adicional de segurança às transações.

 

Soluções de tokenização de cartões para pagamento por aproximação

A transformação digital mudou a forma com que as empresas interagem com seus clientes. Há mais de 30 anos o nosso compromisso é garantir segurança às instituições financeiras da América Latina através de soluções para meios de pagamentos eletrônicos. 

Quer conhecer mais sobre nossas soluções e como elas contribuem com a segurança de instituições financeiras?

Acesse: https://www.hst.com.br/pt-br/solucoes/tokenizacao-de-cartao/
Tags: No tags

Leave a Comment