A escassez de chips e a tokenização

Os cartões de pagamento são essenciais para a vida cotidiana e para os negócios. Quase 90% dos pagamentos de consumidores que não são em dinheiro são feitos com cartões em lojas físicas e os cartões de pagamento também são essenciais para acessar o dinheiro. Além disso, entre 40% e 60% dos pagamentos on-line são suportados direta ou indiretamente (via carteiras digitais) por cartões de pagamento.

Com a escassez global de chips, porém, uma ameaça real surgiu. Os gargalos no fornecimento de chips tornaram-se tão críticos que os fabricantes de cartões enfrentam dificuldades cada vez maiores para conseguir os chips necessários para produzi-los. O mercado prevê interrupções significativas na produção de cartões de pagamento, afetando a capacidade de atender à demanda mundial. Essa crise não dá sinais de terminar tão cedo e continuará em 2022.

O problema deve demorar para ser resolvido, até porque, outros setores com maior valor agregado devem ser atendidos primeiro pelos vendedores de semicondutores, como o automotivo e de eletrônicos. Sob essa perspectiva, a escassez de chips para o mercado de cartões de crédito pode impulsionar os pagamentos via carteiras digitais e das tecnologias de tokenização por parte dos bancos, acelerando tendência que poderia levar muito mais tempo para se consolidar.

Tokenização é o processo de substituição dos dados do cartão de crédito ou débito por um conjunto único de caracteres, ou um token, que permite que os pagamentos sejam processados sem expor quaisquer detalhes confidenciais da conta que possam violar a segurança e a privacidade dos consumidores. Essa tecnologia tem se mostrado grande oportunidade para bancos e empresas brasileiras gerarem as suas próprias carteiras digitais. Diferentemente dos outros países em que atuam, esse mercado no Brasil é dominado por Google, Apple e Samsung Pay.

É formato em que esses gigantes do mercado de tecnologia acabam ficando com todos os dados de transações de clientes, o que possibilita a eles manterem o relacionamento estreito com o consumidor – e pode afastá-lo do banco.

Ao terem seus próprios cartões e carteiras digitais, os bancos e empresas não apenas reduzem custos (com tarifas, produção e envio de cartões físicos), mas também podem retomar esse relacionamento com o cliente, podendo usar o seu cartão digital logo após sua emissão. Dentro desse cenário, a tokenização pode ser excelente maneira de proporcionar pagamentos seguros e rápidos sem depender de chips.

Mauro Tozzi é diretor de vendas da empresa HST Card Technology.

Notícia publicada no Diário do Grande ABC

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